terça-feira, 26 de novembro de 2013

A Superpotência...

Ontem fiquei atónito com um documentário que passou no Canal História. Portugal é apresentado como um exemplo no que concerne a descriminalização das drogas, em que os valores de consumo juvenil, crime, transmissão HIV etc...baixaram após a descriminalização.
O que me surpreendeu foi aparecer uma alminha inteligente, a Sr.ª ALEXANDRA D. DATIG (VER: 23 MIN E 17 SEGUNDOS) a dizer, e cito "...ah e tal, Portugal não é uma Superpotência...", e eu pergunto-me: Mas que raio tem isso a ver para o caso? Estes Americanos  tem mesmo a mania que são grandes...Pior vem a seguir quando esta Sr.ª diz textualmente: "...ah os Europeus veem as coisas de maneira diferente, as pessoas aqui (Americanos) são uma sociedade glamorosa, e mesmo as pessoas mais humildes são inteligentes e orgulhosas de serem quem são…”Ninguém diria, a avaliar pelos imensos vídeos virais que pululam na internet sobre as respostas mais idiotas dados por Norte-Americanos às perguntas mais básicas sobre a cultura do seu próprio país…
É verdade, esta Sr.ª disse isto, os Europeus são todos feios, porcos e maus…ah e burros, e Portugal não é uma superpotência, por isso entupam-se em droga até a raiz dos cabelos…
Enfim…erros como este não podem ser transmitidos, principalmente por um canal temático como o Canal História, além de não corresponderem á verdade, dá uma má imagem errada do país e da Europa…e em boa verdade também não abona muito a favor dos USA…

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Comparativamente falando...

Muito se fala de crise e troika e o diabo a 7, mas só nos apercebemos da verdadeira dimensão do "esbulho" que está a ser levado a cabo contra os portugueses quando efetivamente temos um termo de comparação.
Aproveitando uma belíssima promoção de uma Companhia Low Cost e com uns trocos ganhos a bulir sábados e domingo, fui passar 4 dias a Amsterdão com um belíssimo grupo de amigos. Até aqui tudo bem, as situações vão-se sucedendo, vamos conhecendo pessoas, inclusive portugueses que trabalham na cidade, e chegamos aos seguintes dados:
- Um ordenado baixo ronda os 1800 Euros, ok, parece-me bem tendo em conta que os tipos devem ter impostos elevadíssimos, até que chegou a hora de passar na tabacaria:
- Um pacote de tabaco de enrolar de 35 gr custa em Portugal quase 6 euros, na Holanda um pacote de Camel de enrolar de 50 gr custa 7 euros...
Bom, avante...de manhã temos que nos abastecer e tomar o pequeno-almoço, fui ao supermercado, por 4 napolitanas de chocolate (guloso) e um sumo de 250 ml paguei 2.40 euros, nada escandaloso, em Portugal possivelmente pagaríamos mais e o mesmo se sucedeu quando comecei a comparar o preço dos restantes produtos com os preços do nosso país, que comparativamente me parecem na mesma linha de valores.
- Uma ou outra vez la se vai a um botequim turco ou de fast-food, sim porque o carcanhol não abunda, e acreditem consegui ficar saciado (o que não é fácil quando se tem 1,93 m e quase 10 kilos) por menos de 5 euros, sim é verdade e com bebida incluída. E acreditem que não fiquei nada chocado com os preços escarrapachados no cardápio dos restantes restaurantes Holandeses, são preços iguais aos praticados em Portugal.
Bom, não quero generalizar, mas estas situações são daquelas que marcam toda a diferença entre ter uma qualidade de vida ou subsistência que é o que neste caso se passa em Portugal.
Essa história dos Portugueses e o Sul da Europa não trabalham nem o querem fazer é uma mentira descabida que nos fazem acreditar, os Tugas trabalham e muito, muito mais horas…Amsterdão ao Domingo nem existe, está tudo fechado, nem os multibancos funcionam…
Portanto, pergunto e penso, se trabalhamos mais, se temos cargas de impostos disparatadas, produtos com preços ao nível ou mais elevados que o resto da europa, tabaco etc..e são anunciados mês a mês cortes nos ordenados dos pobres tugas, como vamos nos subsistir?
Esta viagem permitiu-me aperceber a carnificina e crueldade que este programa de ajustamento da Troika está a ser para os Portugueses, há uma incrível falta de sentimento sensibilidade e uma enorme crueldade na gestão deste país.